15/03/2019

Hidratantes que você tem em casa e não sabia

Você sabia que existem diversos produtos e ingredientes que você tem em casa que são ótimos hidratantes para os cabelos, para o rosto e para o corpo? Abacate, iogurte, azeite, mel… as opções são diversas!
É claro que os hidratantes vendidos em farmácias e supermercados são ótimos para esses fins, já que foram desenvolvidos justamente para isso, mas a ideia de aproveitar coisas que você já tem e economizar não é ruim, não é mesmo?
Pensando nisso, separamos 8 itens que você pode — e deve! — aproveitar e incluir na sua rotina de beleza sem pagar a mais por isso. Vamos lá?
Veja quais você já tem em casa e arrase na hidratação!

Abacate

Um dos alimentos mais clássicos quando o assunto é beleza, o abacate possui substâncias antioxidantes e é rico em óleos naturais, o que garante um poder de hidratação à fruta. Justamente por isso, pode não ser o mais indicado aos cabelos e peles oleosos.
Com ele, você pode fazer máscaras capilares, cuidar de queimaduras de sol, ajudar a amenizar a acne e muitas outras coisas. Veja como usá-lo na sua beleza!

Azeite

O azeite contém ômega 3 e 9, vitamina E, que ajuda a manter a saúde do coração, é fonte de antioxidantes, tem ação anti-inflamatória e ajuda a reduzir os radicais livres, ou seja, é uma gordura ótima para inserir no seu dia a dia.
Além de ingeri-lo em saladas, massas e pães, por exemplo, você também pode usar o azeite como ingrediente para hidratação dos cabelos, fazendo uma umectação potente para os fios.

Iogurte natural

Além de ficar uma delícia se combinado com mel e granola, o iogurte também pode ser um ótimo aliado da sua rotina de beleza. O ácido lático presente nele hidrata e acalma a pele, ajuda a diminuir os poros e também contribui com a limpeza superficial da cútis.
Use-o para fazer máscaras faciais e capilares! Aplique uma boa camada na face ou nos cabelos e deixe o iogurte agir por uns 20 minutos. Repita o processo semanalmente. Se tive tempo, esfolie o rosto antes para que sua pele consiga se beneficiar ainda mais com as propriedades do ingrediente.
Por falar em esfoliação, misture uma iogurte natural com açúcar (na proporção de 2 para 1, respectivamente) para criar um esfoliante caseiro maravilhoso.

Mel

Mel logo depois de iogurte natural? Até parece que estamos te ajudando a montar um café da manhã, né? Mas além deles serem uma boa combinação para comer, também podem vir juntos como uma potente máscara facial hidratante.
mel possui vitamina E, que atua como um regenerador e antioxidante. Use-o para complementar sua máscara facial caseira ou para servir de base para misturas esfoliantes.

Soro fisiológico

soro fisiológico é fácil de ser encontrado e bem barato, ou seja, é um produtinho ideal para fazer parte da sua rotina de beleza. Nos cabelos, ele equilibra o pH e promove a hidratação do couro cabeludo, selando as cutículas dos fios e, consequentemente, diminuindo o frizz.
Com propriedades de limpeza, o soro é capaz de diminuir a dilatação dos poros faciais e nutrir o rosto. Por ter o pH parecido com o do nosso organismo, garante uma pele mais macia sem aumentar a oleosidade.

Ovo

O ovo é um alimento repleto de nutrientes: desde vitaminas D, B e A a ferro e proteínas. Essas vitaminas atuam sobre o folículo capilar, fortalecendo-o e dando brilho e suavidade aos cabelos.
Aplique-o nos cabelos, deixe atuar por uns 10 minutos e depois lave com água fria (entre 22 e 24 ºC).

Banana

Rica em magnésio, potássio, óleos naturais e diversas vitaminas, a banana é um poderoso hidratante. Além de ser composta por grande quantidade de água, possui óleos que ajudam a selar os fios e evitar o ressecamento. Ela também pode ir bem em máscaras faciais hidratantes.

Beterraba

Rica em ferro, a beterraba é ótima para fortalecer os cabelos. Cozinhe alguns pedaços e bata com outros alimentos desta lista ou com seu creme hidratante confiável.
Você conhece mais algum hidratante caseiro que funciona? Nos conte nos comentários!