09/03/2010

Bolo pudim de chocolate

 
INGREDIENTES
2 copos (tipo americano) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de fermento em pó
½ colher (sobremesa) de sal
1 ½ copo (tipo americano) de açúcar
1 copo (tipo americano) de leite (temperatura ambiente)
6 colheres (sopa) de óleo (ou 60ml)
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 copo (tipo americano) de açúcar mascavo (bem apertado no copo)
1 copo (tipo americano) de açúcar
½ copo (tipo americano) de cacau
3 copos (tipo americano) de água fervente
MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque a farinha de trigo, cacau em pó, fermento em pó, sal, 1 ½ copo de açúcar e misture bem com auxílio de uma colher de pau. Adicione o leite, o óleo, a essência de baunilha e bata até incorporar.
Num refratário retangular (30cm por 24cm) untado com manteiga despeje a massa e reserve.
Numa tigela misture o açúcar mascavo, 1 copo de açúcar, o cacau e delicadamente espalhe sobre a massa (reservada acima). Com ajuda de uma colher de sopa, despeje a água fervente na colher por cima do bolo, por toda a extensão da massa, tomando muito cuidado para não mexer nas camadas.
Leve a fôrma ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 45 minutos ou até a massa soltar das bordas do refratário. Deixe esfriar por 30 minutos. Sirva a seguir.
Pulo do Gato: Esse bolo fica perfeito vários dias se guardado coberto com um filme plástico na geladeira. É só esquentar um pouco no forno antes de servir de novo. Sirva com uma bola de sorvete.

Bolo de chocolate com cerveja

 
INGREDIENTES
250g de manteiga em temperatura ambiente
500g de açúcar mascavo
4 ovos
350g de farinha de trigo com fermento (ou 350g de farinha de trigo misturada com 1 colher de sopa de fermento em pó)
4 colheres (sopa) de cacau em pó
350ml de cerveja escura (não a doce)
Cobertura de chocolate
185g de água
80g cacau em pó
240g de açúcar
15g de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante)
160g de creme de leite fresco
MODO DE PREPARO

Numa batedeira coloque a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar mascavo e bata até ficar cremoso. Adicione os ovos (um de cada vez) e bata bem.
Desligue a batedeira e com uma colher vá adicionando e misturando a farinha de trigo com fermento (ou farinha de trigo misturada com 1 colher de sopa de fermento em pó), o cacau em pó e em seguida a cerveja escura.
Numa assadeira redonda (20cm de diâmetro X 7cm de altura) untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó, despeje a massa e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e regue várias vezes com uma cobertura de chocolate.
Cobertura de chocolate
Numa panela coloque a água, o cacau em pó, o açúcar e leve ao fogo médio até ferver. Retire do fogo acrescente a gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante) e o creme de leite fresco. Misture e deixe a mistura esfriar.

Massa de Salgadinhos

 
INGREDIENTES
- 1 litro de leite - 1 kg de farinha de trigo - 200 g de manteiga - 1 colher (sopa) de sal - 1 colher (sopa) de salsinha picada - 1 colher (café) de pimenta-do-reino moída
MODO DE PREPARO

1º - Numa panela em fogo médio, coloque leite, farinha de trigo, manteiga, sal, salsinha picada e pimenta-do-reino moída. Com o auxílio de uma colher de pau, misture continuamente por +/- 30 minutos, até a massa soltar da panela. 2º - Retire do fogo e despeje numa superfície lisa. Trabalhe a massa ainda morna. Retire uma porção da massa e abra com o auxílio de um rolo numa espessura fina. Com a boca de um copo ou cortador de massa, corte o tamanho de sua preferência. Coloque uma porção de recheio no centro e feche no formato que desejar. 3º - Passe os salgadinhos na farinha de rosca e frite em óleo quente. Escorra sobre papel toalha e sirva quente. SUGESTÕES DE RECHEIOS: - carne moída refogada com temperos - frango cozido e desfiado - queijo cremoso - camarão pré-cozido - carne seca dessalgada, cozida e desfiada - bacalhau cozido e desfiado

Pizza de chocolate com morangos

 
INGREDIENTES
Massa básica para pizza:
200g de farinha de trigo
10g de fermento biológico
+/- 100ml de azeite de oliva
50ml de água
Sal a gosto
Recheio:
Creme de chocolate pronto ou brigadeiro
Morangos
Sorvete de creme
MODO DE PREPARO

Massa:
Misture todos os ingredientes e sove a massa com bastante vigor. Deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa de pizza no tamanho de um prato de sobremesa, leve ao forno por 10 a 15 minutos. Espalhe 2 colheres (sopa) do creme de chocolate sobre a massa ainda quente. Decore com morangos fatiados. Finalize com uma bola de sorvete de creme.

Delícia de chocolate com amendoim

 
INGREDIENTES
150g de aveia em flocos finos
150g de amendoim sem casca triturado
50g de margarina em temperatura ambiente
1 lata de leite condensado
2 latas de leite (use a lata de leite condensado como medida)
2 ovos
250g de pasta de amendoim
200g chocolate meio amargo derretido
Amendoim torrado e sem casca para decorar
MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque a aveia em flocos finos, o amendoim sem casca triturado e a margarina (em temperatura ambiente) e amasse com as pontas dos dedos até ficar uma mistura homogênea. Numa fôrma de fundo falso (22cm de diâmetro X 7cm) untada com manteiga só na lateral forre o fundo com a massa (feita acima) e reserve. Num liquidificador coloque o leite condensado, o leite, os ovos, a pasta de amendoim e ligue. Destampe o copo do liquidificador e, com ele ainda ligado, vá adicionando o chocolate meio amargo derretido em fio até ficar uma mistura homogênea. Despeje a mistura na fôrma (que já está com a massa) e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 50 minutos. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e decore com amendoim.

Pão de queijo

 
INGREDIENTES
2 caixas de creme de leite (sem soro)
250g de queijo parmesão ralado
250g de queijo mussarela ralado
500g de polvilho doce
Sal a gosto
MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque o creme de leite, o queijo parmesão, o queijo mussarela, o polvilho doce e sal a gosto. Amasse bem até soltar das mãos. Com as mãos, pegue pequenas porções de massa e faça bolinhas. Numa assadeira untada com manteiga coloque as bolinhas e leve ao forno preaquecido a 180°C até dourar.